Pick-ups Club - O Clube das Pick-ups antigas
FBVA - Federação Brasileira de Veículos Antigos
Placa Preta

Informações de como tirar a Placa Preta

Pick-ups Club
Federação Brasileira de veículos antigos
Federation Internationale Vehicules Anciens

Sobre a Placa Preta:

A Placa Preta é uma certificação quanto a originalidade de veículos antigos de coleção com mais de 30 anos. Além de autenticar a originalidade e a perfeita condição do veículo antigo.

Sobre a Vistoria:
Para solicitar a vistoria de placa preta é necessário estar Associado ao Clube e ter os documentos regularizados sem nenhuma pendência. Na vistoria serão avaliados os itens apresentados no documento abaixo: "Pontuação da Avaliação - Automóveis e Pickups" (fornecido pela FBVA). Caso a pontuação observada atinja 80 ou mais pontos, o veículo será aprovado. Se a pontuação for menor que 80 pontos, e se for possível, o proprietário receberá orientações de como proceder para elevar a pontuação e terá 45 dias para efetuar ajustes sem recolher o valor integral de uma nova vistória, efetuará o pagamento da taxa de re-vistoria.

Taxa de Vistoria:

Taxa de vistoria pra emissão de Placa Preta: R$250,00
Re-Vistoria: R$150,00

Seguem informações fornecidas pela FBVA quanto a Placa Preta:

Análise para Obtenção de Placa Preta
Para a correta avaliação de um automóvel antigo são considerados fatores que podem levar, ou não, a emissão de um Certificado de Originalidade.

Itens Excludentes/ Impeditivos
Itens Excludentes, Impeditivos para a avaliação que descaracterizam a aparência do veículo e impedem sua avaliação, desclassificando-o para a obtenção da placa preta:
1- Qualquer modificação ou alteração na carroceria – Serão aceitas apenas modificações feitas por encarroçadoras, sob encomenda do fabricante, como por exemplo: Karmann-Ghia, Bertone e Brasinca;

2- Pinturas extravagantes ou fora dos padrões de fábrica do veículo – Serão aceitas, neste caso, cores opcionais de catálogo do fabricante, desde que da mesma época;

3- Rebaixamento de suspensões;

4- Motores e coletores de épocas diferentes ou de outras marcas – O motor poderá ser igual (se não for o original), porém com características estéticas originais. A cor do Motor também será excludente. Será aceito apenas o motor na cor original com ressalvas à diferença tonalidade do original.

5- Bancos individuais ou esportivos em carros de bancos inteiriços – Se o banco não for o mesmo da linha de produção do modelo, será considerado item excludente.

6- Rodas inadequadas – (tolerar opcionais de fábrica) – A mudança de aro e de tala será item excludente indiscutível. Caso como as rodas do Ford modelo “A” com a borda virada ou não, poderá ser aceito, mas os pontos da roda serão dados como zero. Exemplares exclusivos de um modelo especial serão aceitos apenas para o modelo especial em questão (como o Fusca 1600 S, que possuía rodas 14” e não 15” como dos outros modelos de Fusca).

7- Carros muito originais porém mal conservados, pois fogem ao princípio básico de preservação e cuidado.

8- Carros em recuperação/ restauração.

9- Ausência de equipamentos obrigatórios, pois a segurança ao rodar, preservando o seu patrimônio e a integridade de terceiros, deve ser regra básica entre os colecionadores.

10- Réplicas – Não serão aceitas reproduções de outros modelos de épocas diferentes. Serão ponderadas réplicas fabricadas sob licença das fabricantes primárias.

11- Adaptações à gás - Veículos adaptados ao sistema de GNV não serão aceitos, porém em casos como o gasogênio, este será considerado como acessório de época.


Documentação
1 – O Documento do veículo (CRV) que será avaliado, deverá estar já registrado em nome do sócio do Clube. Serão aceitos casos onde o titular seja o cônjuge ou parentes em grau de ascendência com o sócio e, para veículos registrados em nome de pessoa jurídica, o sócio do Clube deverá ser pelo menos o sócio-gerente da empresa também.
Serão tolerados casos de nova aquisição, onde o nome do associado deverá constar no recibo de venda do veículo.

2 – O C.O. emitido pela FBVA em conjunto com o Pick ups antigas clube, pertencerá ao carro e não ao seu proprietário. Assim, é um documento que acompanhará o CRV (documentos) nos casos de venda do veículo, ou vendas. Neste caso, conforme o termo de responsabilidade assinado pelo proprietário no processo de placa preta, a FBVA e o Pick ups antigas clube (responsável pelo certificado), deverão serem informados sobre a mudança de proprietário.

O novo proprietário deverá também parte de algum Clube Associado à FBVA, se não o for, o C.O. deverá ser cancelado pelo Pick ups antigas clube, por ofício ao Ciretran/ Detran com cópia à FBVA, que por sua vez oficiará ao Denatran confirmando o seu cancelamento. A FBVA e Pick ups antigas clube se tornarão responsáveis por um C.O. , e assim, deverão manter estreita vigilância e observação. Face a isso, a mesma responsabilidade que assumirá ao emitir o C.O. lhes autorizará cancela-lo perante as autoridades, sempre que alguma norma for desrespeitada ou o automóvel beneficiário desapareça de seus quadros. Isso valerá aos autos vendidos ou aos sócios que deixarem de pertencer ao Clube.

3 – No processo de avaliação não mais será obrigatório constar o item R.G. nos espaços referentes aos dados do proprietário.


Pontuação da Avaliação: Automóveis e Pickups
A falta de qualquer desses itens abaixo impedirá a avaliação.
Serão verificados os itens pertinentes a cada modelo ou época do veículo.
Serão exigidos os que equipavam o auto em análise, quando de sua fabricação, em perfeito funcionamento:

1- Mecânica ( 31 pontos )
Bloco do motor/coletores ( 10 )
Ar ( 3 )
Distribuidor/cabos de velas ( 3 )
Caixa de câmbio/diferencial ( 2 )
Amortecedores/ elementos essenciais ( 2 )
Rodas ( 5 )
Pneumáticos ( 2 )
Freios ( 4 )

2- Elétrica ( 10 pontos )
Voltagem ( 3 )
Instalação elétrica (correção e aspecto) ( 2 )
Dínamo/ alternador ( 3 )
Bobina/magneto ( 2 )

3- Parte Externa ( 38 pontos )
Carroceria ( 5 )
Pintura ( 8 )
Cromados, frisos e adornos ( 5 )
Pára-choques ( 5 )
Calotas ( 3 )
Faróis/lanternas ( 5 )
Vidros ( 2 )
Capotas (Conversíveis) - Teto de Vinil - Caçambas (Pick-ups) ( 5 )

4- Interior do Veículo ( 21 Pontos )
Painel ( 6 )
Estofamento ( 6 )
Volante ( 3 )
Tapetes ( 2 )
Maçanetas ( 2 )
Porta-malas ( 2 )

Para a obtenção do CO/ Placa Preta, a somatória dos itens não pode ser menor que 80 pontos.
Sendo que 100 pontos são reservados aos veículos com excepcional condição de estado e originalidade.

Contato:
Almir Garçone
Telefone: (11) 4781-3464
Email: agarcone@terra.com.br ou contato@pickupsclub.com.br